Este projeto se estruturou em duas grandes fases, utilizando-se de metodologias e abordagens diversas e complementares para uma visão robusta do público 60+.
Mapeamento de tendências do segmento 60+ no Brasil e no mundo.
Momento 1.
Workshop e mentoria com 4 especialistas do setor para desenho de temas, fontes e editorias de conteúdo.
Momento 2.
Desk research mundial com temas e tendências do setor em diversas áreas de consumo e novas tecnologias. Além de imersão em pesquisas realizadas por diversos institutos.
Momento 3.
Produção de 5 artigos e conteúdos específicos para o setor do varejo feitos por convidados técnicos no tema.
Momento 4.
Entrevista com mais de 10 especialistas nacionais e internacionais sobre as tendências para o setor 60+.
Pesquisa qualitativa e quantitativa com a população brasileira acima de 55 anos, em abril de 2018. Campo qualitativo com abordagem etnográfica, com 88 pessoas, estruturado em dois momentos:
Momento 1.
vivências de 2 horas nas residências de pessoas acima de 60 anos, com o objetivo de conhecer in loco seu estilo de vida, perfil e comportamento de consumo, estrutura familiar e rotina;
Momento 2.
mini grupos de 2 horas com convidados(das) do(a) anfitrião(ã), na sua residência, aprofundando na dinâmica da sua rede de influência, temas relevantes e relação com o envelhecimento.
Campo quantitativo com coleta online e presencial com um total de 2.242 pessoas, por meio de um questionário de autopreenchimento com 128 perguntas.
As entrevistas foram realizadas pelo Opinion Box entre junho e julho de 2018.